Uma Mensagem do Diretor do MPRINCE

Entre as diversas atividades industriais, a Indústria da Construção será, provavelmente, aquela onde a obtenção de um produto final envolve um maior número de especialidades e componentes técnicas, com a contribuição de um elevado número de profissionais que cobrem um âmbito alargado de áreas científicas nos domínios da engenharia e arquitetura. Do mesmo modo, o facto de se esperar que os produtos desta indústria – em especial edifícios – durem várias décadas, conduz à necessidade de uma atenção particular sobre o modo como são idealizados e concretizados.

Isto é refletido no cada vez maior número de ligações e inter-relações entre as matérias envolvidas e o seu impacto no ambiente construído, frequentemente traduzidos em vasta regulamentação que deverá ser observada. Assim, é fundamental um conhecimento holístico sobre a essência e aplicação das diversas especialidades que se encontram ligadas num empreendimento global de construção, bem como obter as aptidões e competências necessárias para contribuir para uma gestão eficiente daquelas, com o objetivo de conceber, projetar e construir construções sustentáveis.

O MPRINCE pretende ser um espaço em que o distanciamento entre as visões da arquitetura e engenharia, ainda frequente no meio profissional, se esbata e conduza os seus estudantes a compreender a maior eficiência, transversal a todas as especialidades, que resulta de uma abordagem integrada do processo de projeto, obtendo as competências e ferramentas necessárias para atingir esse objetivo.

Deste modo, o Plano de Estudos do MPRINCE inclui um conjunto de unidades dedicadas a diversas facetas científicas e tecnológicas relevantes para a concretização de projetos e obras de construção. Os resultados desta aprendizagem serão, em particular, aplicados nas duas unidades de Projeto Integrado, nas quais se pretende simular o desenvolvimento de diversos projetos técnicos e informação para execução num ambiente pluridisciplinar de trabalho em equipa, segundo o conceito de IPD Integrated Project Delivery.

Utilizando como base um desafio concreto colocado por um cliente real, os estudantes, organizados em grupos de trabalho sempre com engenheiros e arquitetos, irão explorar os conhecimentos e competências obtidos nas diversas áreas relevantes do projeto de edifícios – comportamento térmico e acústico, instalações, tecnologias construtivas, segurança contra incêndio, sustentabilidade, BIM, gestão de projetos, obras e edifício – de modo a dar respostas a esse desafio.

Essas respostas serão agregadas e catalisadas em trabalhos com o perfil de Projeto-Base das diversas especialidades, em que as diversas perspetivas profissionais e condicionantes regulamentares e tecnológicas terão de ser equilibradas e coordenadas, propondo diferentes soluções conforme as sensibilidades e estratégias definidas por cada grupo.

No segundo ano do MPRINCE, os estudantes terão a possibilidade de desenvolver uma Dissertação, com temática a definir entre si e orientadores, equilibrando os seus interesses pessoais e profissionais com a estruturação e requisitos de um trabalho científico conducente ao Grau de Mestre.

Deste modo, o MPRINCE pretende posicionar-se como uma formação especializada, decididamente dirigida a profissionais das áreas da engenharia civil e arquitetura que pretendam alargar as competências obtidas na sua graduação, dentro de perspetivas mais abrangentes e holísticas.

Essas novas competências permitirão conduzir e participar no desenvolvimento de projetos de edifícios de uma forma integrada, em que o resultado final não será, simplesmente, a soma possível da contribuição isolada de cada um mas, pelo contrário, a concretização dos conceitos, ideias e soluções encontradas e decididas no seio da equipa, potenciando a inovação e uma resposta mais completa aos objetivos de clientes e utilizadores.

Jorge Moreira da Costa

Professor Associado, Diretor do MPRINCE

Artboard 113.jpg
Artboard 113.jpg
LogotipoSI.png

Sustentabilidade 
na Construção 

BIM e TIC na 
Construção

Gestão de
Projetos

Instalações em 
Edifícios 

Gestão de
Obras

Física e
Tecnologia das Construções

Desenvolvimento Integrado de 
Projeto